A Volkswagen apresentou recentemente seu novo SUV de entrada, o Tera. O modelo promete ser o mais barato da marca, com preço ligeiramente acima de R$ 100 mil. Assim, fará parte de um dos segmentos mais disputados do mercado, rivalizando com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
A Volkswagen ainda não revelou a data de lançamento nem informações sobre preços, versões, ficha técnica ou equipamentos. Sabe-se que o Tera ficará entre o hatch Volkswagen Polo e outros dois SUVs da marca: o Nivus e o T-Cross.
No evento de lançamento, o g1 teve acesso à configuração topo de linha do modelo, chamada Highline, com o pacote opcional Outfit, que adiciona uma série de adendos estéticos e de assistência à condução, como ocorre com o Volkswagen Nivus.
Construído na mesma plataforma do Polo e do Nivus, o Tera será um SUV subcompacto. Sem dados oficiais, a reportagem do g1 fez medições preliminares com uma trena. O Tera deve ser o mais longo entre seus principais concorrentes.
Sobre o visual, a frente do Tera parece uma combinação de design de três modelos da VW. Os faróis, lanternas, grade e para-choques lembram um Polo mais “anabolizado”.
Sob o capô do carro que o g1 teve acesso, há um motor turbinado, identificado pela sigla TSI na tampa. Embora o câmbio não tenha sido confirmado, é provável que seja o mesmo automático de seis velocidades utilizado em outros modelos da Volkswagen.
O lançamento oficial do Tera está previsto para o final do primeiro semestre, quando outras versões também serão apresentadas. A versão exibida ao g1 foi a Highline com pacote Outfit, que inclui rodas diferenciadas, pintura em dois tons, bancos exclusivos e o sistema ADAS — conjunto de tecnologias desenvolvido para ajudar o motorista a ter uma condução mais segura e confortável.